CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > REPRESENTANTES DOS URBANITÁRIOS SÃO RECEBIDOS PELO MINISTRO LOBÃO

Representantes dos urbanitários são recebidos pelo ministro Lobão

01/03/2013

Em audiência solicitada pelo deputado federal Paulão, a presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Amélia Fernandes e diretores da FNU foram recebidos pelo ministro Edson Lobão

Escrito por: Ascom

Em audiência solicitada pelo deputado federal pelo PT/AL Paulo Fernando dos Santos, o Paulão, com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, a presidenta do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Amelia Fernandes, e os diretores da Federação Nacional dos Urbanitários Nailor Gatto e José Barbosa cobraram do ministro posição sobre o futuro das distribuidoras de energia da Eletrobras.

Considerando que atualmente a estratégia do governo federal tem sidode incentivar o investimento privado, Améla questionou o objetivo do governo no que se refere ao futuro das distribuidoras de energia, uma vez que as concessões não foram renovadas como previsto, até o início de fevereiro, e sobre a possível criação de uma Holding das Distribuidoras, como está sendo cogitado.

Lobão afirmou que a Eletrobras recebeu essas empresas em situação de descalabro há 5 anos. A situação melhorou, mas ainda não está 100%. Ele disse ainda não saber o que vai acontecer com as Distribuidoras, mas se comprometeu a não fazer nada antes de discutir com os trabalhadores, por meio de seus sindicatos e da FNU.O ministro destacou que as concessionárias estão lidando com os interesses do povo e que os serviços tem que ter eficiência.

Respondendo aos questionamentos do deputado Paulão, o ministro afirmou que não há posição firmada do governo sobre a privatização dessas empresas, mas que as distribuidoras precisam dar exemplo de que a empresa pública funciona. Sobre a criação da holding, ele respondeu que é uma ideia que está sendo estudada, mas ainda não há perspectiva de concretização.

O deputado Paulão cobrou do ministro atenção às distribuidoras de energia da Eletrobras, por serem empresas fundamentais para prestar serviços de qualidade, pois são elas que estão na ponta, atuando diretamente com o consumidor, portanto responsáveis pelo processo de universalização dos serviços, a exemplo do Programa Luz para Todos, do governo federal.

Paulão destacou ainda os problemas de gestão constatados nos Estados denunciando a improdutividade de uma grande parte de extraquadros, que atuam como assessoria da atual direção e enfatizou que os trabalhadores e trabalhadoras têm responsabilidade e compromisso com o fortalecimento dessas empresas.

Na ocasião foi entregue um documento ao ministro com um resumo sobre o processo do Plano Bresser da Ceal, ao tempo em que foi solicitado o empenho, por parte do ministério, bem como celeridade no processo de negociação que se encontra em andamento com o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, no sentido de que a Eletrobras apresente uma proposta que atenda aos anseios da categoria por um direito que se arrasta há quase 25 anos.