CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTA DA CUT-AL PARTICIPA DO CONGRESSO MUNDIAL DA ISP NA ÁFRICA DO SUL

Presidenta da CUT-AL participa do Congresso Mundial da ISP na África do Sul

03/12/2012

A presidenta da CUT-AL, Amélia Fernandes, participou do 29º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP), em Durban, África do Sul

Escrito por: Ascom

A presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Alagoas (CUT-AL), Amélia Fernandes,  participou do 29º Congresso Mundial da Internacional de Serviços Públicos (ISP), que se realizouem Durban, na África do Sul, no período de 24 de novembro a 1º de dezembro. O encontro reuniu cerca de mil dirigentes sindicais de todo o mundo e tem como tema “O interesse da gente”. A participação da presidenta foi patrocinada pela própria ISP, na qual a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU é afiliada.

Durante o evento, os membros da ISP estabeleceram políticas e planos de ação relativos a questões chave da defesa dos direitos sindicais e a promoção dos serviços públicos pelo bem comum. A entidade está empenhada na promoção dos serviços públicos de qualidade, apoiados por uma política fiscal equitativa, que sirva de fundamento a sociedades mais justas e duradouras. Seguimentos do movimento Sindical como:  Saúde, Saneamento, Energia, municipais, dentre outros, estarão participando do Congresso entre outros temas que farão parte da pauta do evento.

Os valores, a política e as ações da ISP estão radicados em uma visão de mundo própria das sociedades democráticas, nas quais os serviços públicos de qualidade promovem e protegem os direitos humanos e as liberdades fundamentais, tornando possível o surgimento da igualdade, solidariedade e prosperidade. Nesse sentido também é prioridade o debate sobre a igualdade de oportunidades através da promoção de políticas públicas  permanentes que envolvem gênero, raça, juventude, orientação sexual, entre outras.

O programa de ação proposto pela ISP para os próximos cinco anos se concentra nos esforço para erradicar a desigualdade, a injustiça social e os desequilíbrios agravados pelo capitalismo, a corrupção e a especulação.

A Internacional de Serviços Públicos (ISP) trabalha com o sistema das Nações Unidas e em colaboração com entidades da sociedade civil, sindicato e outras organizações.  É uma federação sindical mundial que representa 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras que prestam serviços públicos essenciais em 150 países. A ISP defende os direitos humanos, promove a justiça social e o acesso universal a serviços públicos de qualidade.