CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SEM-TERRA BLOQUEIAM RODOVIA.

Sem-terra bloqueiam rodovia.

10/07/2012

REVOLTA. Agricultores protestaram contra pedido de reintegração de posse da área onde estão acampados.

Escrito por: Gazetaweb

Messias – Com a ameaça de serem despejados e terem suas moradias destruídas, centenas de trabalhadores rurais sem-terra, integrantes do movimento social Liga Camponesa, realizaram um protesto, durante a manhã de ontem, no município de Messias. Funcionários da Usina Uruba, localizada em Atalaia, uniram-se à mobilização, para reivindicar direitos trabalhistas. O bloqueio com pneus, galhos e fogo, montado no quilômetro 74 da BR-101, provocou um engarrafamento quilométrico nos dois sentidos da rodovia federal.

O motivo da indignação, segundo os trabalhadores, foi o pedido de reintegração de posse do terreno onde estão acampados há mais de quatro anos, solicitado pela prefeitura do município, sem que houvesse uma medida alternativa de assistência para as quase 350 famílias.

De acordo com a trabalhadora rural Alessandra Santos Silva, 32, o terreno foi uma doação da Usina Santa Clotilde para a prefeitura, destinado à construção de residências para os trabalhadores rurais. “Somos pessoas trabalhadoras, criamos nossas famílias aqui e só queremos ter nossos direitos e nossas moradias. Que eles cumpram o que foi prometido”, disse.

Segundo a trabalhadora sem-terra Maria de Fátima da Silva, 46, ao invés da construção de casas, a prefeitura construirá um parque indústrial. “O pessoal da prefeitura diz que vai despejar a gente, avisa que devemos nos abrigar em casa de parentes e deixar nossos móveis em galpões. Mas e o povo? E nossos filhos? Nossos familiares estão todos aqui. Queremos nossas próprias moradias”, disse.