CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARALISAÇÃO DA ELETROBRAS E CHESF TEM ADESÃO TOTAL.

Paralisação da Eletrobras e CHESF tem adesão total.

06/07/2012

Funcionários da Eletrobras Distribuição Alagoas decidiram cruzar os braços, por 48 horas.

Escrito por: Gazetaweb

Funcionários da Eletrobras Distribuição Alagoas decidiram cruzar os braços, por 48 horas, a partir desta quinta-feira (05). Reunida à porta da empresa, a categoria reivindica correções salariais, planos de cargos e carreiras e melhorias no tocante ao plano de saúde. Caso os acordos não sejam formalizados até o próximo dia 11, os profissionais entrarão em greve no dia 16, por tempo indeterminado.

Em entrevista o diretor de comunicação do Sindicato dos Urbanitários, José Cícero da Silva, frisou que a pauta dos funcionários foi entregue à direção da empresa no mês de abril. Segundo ele, quatro rodadas de negociação já foram realizadas. Apenas um acordo foi formalizado pelo governo federal: o que versa sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

“Após todas as negociações, só conseguimos reajustar o IPCA. Já com relação aos outros ítens debatidos durante os encontros nacionais, não obtivemos nenhuma resposta satisfatória”, pontuou Cícero.

A extensa pauta abrange o ICV-Dieese correspondente ao período entre 01 de maio de 2011 e 30 de abril de 2012, o que gera o índice de 5,37%. Os trabalhadores também se reportam ao crescimento do consumo de energia dos últimos três anos, representando 3,47%, mais 1,5% de ganho real. “A bandeira de luta envolve, além de ganho real, questões como a Participação nos Lucros e Resultados [PLR], e a renovação de concessões”, reforçou o sindicalista.

A paralisação se estenderá por 48 horas, com a manutenção dos 30% previstos em lei. No próximo dia 11, os servidores reúnem-se em assembleia em Brasília, onde poderão deliberar pela greve por tempo indeterminado, caso não haja avanço nas negociações. “Mesmo se pararmos as atividades, todos estão cientes, inclusive a direção, de que os trinta por cento do efetivo estará garantido”, assegurou.