CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SERVIDORES DA UFAL FAZEM PROTESTO CONTRA TERCEIRIZAÇÃO DO HU.

Servidores da Ufal fazem protesto contra terceirização do HU.

06/07/2012

Abraço simbólico e abaixo-assinado fazem parte de manifestação realizada pelo Sintufal.

Escrito por: Sintufal.

Servidores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizaram, uma manifestação contra a contratação, por parte da Ufal, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), criada com o objetivo de administrar os hospitais universitários do país.

Com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal), os funcionários realizaram um abraço coletivo no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), como forma de simbolizar o posicionamento contrário dos servidores. Eles farão ainda um abaixo-assinado e entregarão um documento à direção do hospital.

Segundo Roberto Maximiano, coordenador de formação política do Sintufal, com a mudança, o atendimento do hospital deixaria de ser feito exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), passando também a contemplar pacientes com plano de saúde. “Outra consequência nociva é que não haverá mais concurso para o quadro de servidores do HU. Em vez disso, os funcionários serão contratados temporariamente”, disse o sindicalista.

O paciente Joelho Gonzaga, que assistia ao protesto, também afirmou ser contrário à adesão da empresa, por cinco anos. “Já pagamos impostos demais para mantermos este e outros hospitais. Além disso, pagamos para que toda a população seja assistida, e não 'meia dúzia de pessoas' que têm acesso a plano de saúde”, desabafou Gonzaga.