CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARALISAÇÃO DE 48 HS NA ELETROBRAS E CHESF EM TODO O ESTADO‏.

Paralisação de 48 hs na Eletrobras e CHESF em todo o Estado‏.

05/07/2012

CAMPANHA SALARIAL 2012 – ACT NACIONAL ELETROBRAS E CHESF

Escrito por: Sind. dos Urbanitários de Alagoaas.

Os/as trabalhadores/as da Eletrobras Distribuição Alagoas e da CHESF/AL, irão realizar uma paralisação de 48 horas, se iniciando a zero hora do dia 05/07 e se estendendo até o final do dia 06/07. A paralisação decorre da falta de avanço nas negociações do ACT/2012 e atinge o sistema Eletrobras em todo o país. Em Alagoas a mobilização se concentrará no prédio sede da empresa na Gruta e serão mantidos apenas os serviços essenciais. Haverá uma nova tentativa de negociação no dia 11/07 e, caso a empresa não apresente uma proposta que contemple os anseios da categoria, será decretada greve por tempo indeterminado a partir do dia 16 de julho.

Após três rodadas de negociação do Acordo Coletivo 2012, a Eletrobras se nega a avançar na proposta. A pauta de reivindicações do ACT Nacional foi entregue em 24 de abril e até o momento a única proposta concreta da empresa é a reposição da inflação pelo IPCA. Entre as principais reivindicações da categorias estão: ganho real, melhorias no PCR, extensão do plano de saúde aos aposentados, entre outros.

Segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários - CNE, que coordena as negociações e a paralisação nacional, a direção do Sistema Eletrobras além de não apresentar uma proposta digna, capaz de atender as reivindicações da categoria, agora se propõe a intimidar os/as trabalhadores/as e sindicalistas que se preparam para deflagrar a paralisação. Nesta segunda dia 02 de julho, em comunicado interno a Holding alerta que “adotará todas as medidas legais com vistas a garantir o direito ao ingresso às dependências da Empresa a todos os empregados/as e prestadores/as de serviços que optarem por trabalhar nos referidos dias”.

A presidenta do Sindicato dos Urbanitarios de Alagoas Amélia Fernandes, diz que essa forma de conduta de ameaças “nos remete até mesmo a ditadura militar quando as entidades sindicais eram censuradas. Alertamos que essa postura não contribuiu em nada com as negociações que ainda restam, e certamente não servirá para impedir a luta dos/as trabalhadores/as por um ACT digno e justo. A greve é um instrumento legitimo da classe trabalhadora. Vamos à luta!”, alerta a sindicalista.

CAMPANHA SALARIAL 2012 – ACT NACIONAL

ELETROBRAS E CHESF

lDATA BASE: Maio/2012

lBANDEIRAS DE LUTA:

·       Ganho Real e PLR

·       Melhorias no PCR e Valorização da Categoria

·       Plano de Saúde extensivo aos Aposentados

·       Renovação das Concessões

l - Pauta Nacional de reivindicações entregue em 24/04/2012 com 63 cláusulas.

lREAJUSTE SALARIAL REIVINDICADO PELA CATEGORIA: 10,34%, referente: ICV-DIEESE do período 01/05/2011 à 30/04/2012 = 5,37%, mais média do crescimento do consumo de energia elétrica dos últimos três anos = 3,47%, mais 1,5% de ganho real.

l1ª REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO EM 24/05/2012 - Eletrobras não apresenta proposta.

l2ª REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO EM 13/06/2012 - Eletrobras apresenta proposta diminuta e oferece apenas 5,10% de reajuste salarial, negando 25 cláusulas, mantendo 26 conforme acordo atual e 10 em analise.

l3ª REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO EM 28/06/2012 - Eletrobras mantém proposta apresentada na reunião anterior e marca outra reunião de negociação para o dia 11/07/2012.

lParalisação de 48 horas dias 05 e 06/07 motivada pelo descaso e desrespeito da Eletrobras com a categoria.

l GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 16 DE JULHO –Caso não haja avanço na reunião do dia 11/07.