Twitter

CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MST DESOCUPA AGÊNCIAS DO BNB DE MACEIÓ, ARAPIRACA E MATA GRANDE.

MST desocupa agências do BNB de Maceió, Arapiraca e Mata Grande.

27/06/2012

De acordo com o MST, o Incra encerrou o convênio de Ater no ano passado.

Escrito por: Alagoas24horas

 

 

Trabalhadores rurais do Movimento Sem Terra (MST) desocuparam,  as agências do Banco do Nordeste das cidades de Maceió, Arapiraca e Mata Grande.

 

Os manifestantes estavam nas agências desde o início da manhã de terça-feira dia ( 26/07 ), para denunciar a incapacidade dos governos em estabelecerem políticas de combate a seca do Nordeste.

 

Para os agricultores, a estiagem seria minimizada com a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que tem por objetivo melhorar a renda e qualidade de vida das famílias rurais através do aperfeiçoamento dos sistemas de produção e mecanismo de acesso a recursos.

 

De acordo com o MST, o Incra encerrou o convênio de Ater no ano passado. Com isso, os assentados de Alagoas não recebem orientação técnica e social, deixando os sem-terra mais distantes dos benefícios. 

 

Em Arapiraca, 200 trabalhadores rurais tomaram a agência da cidade. Eles pedem ainda a renegociação de dívidas de pequenos produtores e a desburocratização do recurso de R$ 12 mil, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), destinado para os produtores de cidades que são castigadas pela seca.

 

Um representante do Banco do Nordeste em Arapiraca tentou negociar com os manifestantes, mas eles se negaram. "Não adianta resolver o problema em Arapiraca, tem quer o do Nordeste, porque muitas pessoas estão sendo prejudicadas”, disse José Alberto de Souza, integrante do MST.

 

Após as mobilizações, um grupo de trabalhadores rurais foram  recebidos na superintendência do BNB em Maceió e entregaram as pautas de reivindicações de cada município. Após o encontro, as lideranças resolveram sair das agências bancárias.

 

Os manifestantes que estão em Maceió passam à noite acampados na Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), no Centro.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE ALAGOAS
Rua General Hermes, 380 | Cambona | CEP 57017-200| Maceió | AL
Fone: (55 82) 3221.6794 - (55 82) 3336.8786| www.cut-al.org.br | e-mail: cutalagoas@gmail.com