CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > TRABALHADORES DA CBTU DECIDEM PELO FIM DA GREVE EM ALAGOAS
21/06/2012
O Sindicato dos Ferroviários de Alagoas (Sinfeal) decidiu suspender a greve da categoria após mais de um mês de paralisação. As viagens voltam ao normal a partir da 0h desta quinta-feira (21) na capital alagoana. De acordo com o sindicato, foi votado o fim da paralisação já que foi antecipado para a próxima terça-feira (26) o julgamento do dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Ainda segundo o sindicato ocorreram duas rodadas de negociação no Ministério Público do Trabalho (MPT), em Brasília, mas, como empresa se negou a negociar com os trabalhadores foi necessário ingressar com o processo no TST. Para os trabalhadores da CBTU em Alagoas, a greve foi considerada positiva. “Consideramos a greve positiva já que o Tribunal garantiu um ganho de 4,88%. No entanto, ainda podemos recorrer da decisão caso não seja favorável”, informou Graziela Araújo, presidente do Sinfeal.
Além de reivindicarem aumento real corrigido com a inflação, a categoria pede bonificação atrelada ao aumento do número de passageiros, plano de saúde integral e adicional noturno de 50%. Durante a greve cerca de oito mil usuários de trens foram prejudicados com a redução brusca das viagens, de 22 para seis viagens diárias.
A categoria volta a se reunir em assembleia no dia 27 para comunicar o resultado da audiência com o TST, em Brasilia.
O Sinfeal informa que irá realizar um ato público na próxima semana para reivindicar a conclusão das obras da linha férrea, em Rio Largo, que tem deixado cerca de mil usuários sem trens diariamente. Na semana passada a CBTU entregou o trecho da Utinga, que foi reconstruído após as enchentes de 2010.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)