CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ALAGOAS TERÁ MARCHA DAS VADIAS.

Alagoas terá Marcha das Vadias.

12/06/2012

A primeira Marcha das Vadias ocorreu em fevereiro de 2011

Escrito por: CUT-AL.

Mulheres realizam marcha em Maceió pelo combate à violência. A Marcha das Vadias se concentrará no Alagoinhas, na Ponta Verde e terminará no Posto Sete, na Jatiúca, no domingo dia 17 de junho, a partir das 10 horas da manhã.

A primeira Marcha das Vadias ocorreu em fevereiro de 2011, organizada por estudantes da Universidade de Toronto, no Canadá, após um policial, em palestra sobre segurança no campus, ter sugerido que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como “vagabundas” para não serem vítimas de estupro e assédio sexual.

O primeiro protesto levou 3000 pessoas às ruas de Toronto. Já ocorreu em Toronto, Los Angeles e Chicago, Buenos Aires e Amsterdã, dentre outros lugares. No Brasil já ocorreu em São Paulo, Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Pelotas entre outras.

O protesto acontece contra a crença de que as mulheres que são vítimas de estupro pediram isso devido as suas vestimentas. Muitas mulheres durante a marcha usam roupas provocantes: como blusinhas transparentes, lingerie, saias, salto alto ou apenas o sutiã.

A Marcha das Vadias é um protesto irreverente que visa chamar atenção para a situação da mulher na atualidade, mostrando que o machismo ainda é perpetuado e reproduzido em todas as instâncias sociais. A escassez de políticas públicas (déficit de creches, de delegacias especializadas, etc.) eficientes, engessa a possibilidade da mulher se (re)conhecer enquanto cidadã. Dados recentes apontam Alagoas como o segundo lugar do mundo onde mais se mata mulheres (Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil). Diante desta conjuntura, o ato cumpre importante papel social, público e político de denuncia contra a opressão de gênero.