CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ÓRGÃOS DE SEGURANÇA SE REÚNEM COM SINDICATO E ANUNCIAM MEDIDAS PARA CONTER OS ASSALTOS.

Órgãos de segurança se reúnem com Sindicato e anunciam medidas para conter os assaltos.

18/05/2012

Escrito por: Sind. dos Bancarios de Alagoas

A Secretaria de Defesa Social e demais os órgãos que integram a área de segurança pública em Alagoas anunciaram na manhã desta quarta-feira diversas medidas para intensificar o trabalho de combate aos assaltos. Uma delas é aumentar o efetivo da Seção de Roubos a Bancos, que terá mais homens de inteligência das polícias civil e militar. Serão reforçados ainda o policiamento ostensivo e preventivo, bem como as investigações para capturar os assaltantes.

As medidas foram anunciadas durante reunião da cúpula da Segurança Pública com o Sindicato. Participaram da reunião, além do secretário adjunto da Defesa Social, Paulo Cerqueira, o sub-comandante da Polícia Militar, Dimas Cavalcante, a delegada da Seção de Roubos a Bancos, Maria Angelita, e representantes do BB, Caixa e Bradesco. As instituições financeiras, sobretudo a Caixa e o BB, também prometeram medidas para melhorar a segurança das agências e caixas eletrônicos.

Os diretores do Sindicato foram recebidos na Secretaria de Defesa Social pela segunda vez e voltaram a expor o quadro de medo, insegurança e problemas de saúde que os bancários estão enfrentando. O presidente do Seec-AL, Jairo França, responsabilizou não só a segurança pública pelo estado de calamidade que aflige a categoria, mas também os bancos, devido a postura de descaso e omissão com que tratam a segurança dos funcionários e clientes. Esse descaso, destacou, é ainda mais gritante nos bancos privados, como é o caso do Bradesco, que abriu mais de vinte agências no interior e não colocou portas de segurança.

Além das medidas anunciadas pelos órgãos de segurança e das promessas feitas pelo BB, Caixa e Bradesco, o Sindicato quer mais. Neste sentido, propôs a inclusão da Polícia Federal e do Ministério Público nos esforços concentrados para combater os assaltos e os assaltantes. Os dois órgãos, lembrou o diretor Juan Gonzalez, são quem fiscalizam o cumprimento das leis por parte das instituições financeiras, a exemplo da lei dos tapumes (que evita os crimes de saidinha de banco) e a lei de segurança bancária (que não permite o transporte de valores por bancários e exige itens de segurança nas agências). “Tem banco, como o Itaú, que quer tirar a porta giratória, e que entrou com ação na Justiça para não cumprir a lei dos tapumes”, disse o dirigente sindical.

O diretor Márcio dos Anjos destacou que a luta dos bancários é por medidas que priorizem e protejam a vida. A maioria das medidas adotadas pelos bancos, segundo ele, é para proteger o patrimônio. O Sindicato entregou um dossiê às autoridades da segurança pública com um mapa dos assaltos em Alagoas e a repercussão dos casos na imprensa, onde a mídia destaca a fragilidade do aparelho de segurança pública e da segurança bancária. De acordo com o dossiê, aconteceram 21 ataques a bancos e clientes somente nos primeiros meses deste ano.

Confira algumas medidas anunciadas pela SDS e os bancos para minimizar os assaltos:

- Aumento do efetivo para a Sessão de Roubos a Bancos;

- Mais rondas da Polícia Militar no interior do Estado, principalmente nas imediações de agências bancárias, dos Correios e lotéricas;

- Alteração no retardamento de abertura dos cofres do BB, que passa para 30 minutos;

- Abastecimento com menos dinheiro nos caixas eletrônicos do BB;

- Não abastecimento dos caixas eletrônicos do BB às sextas-feiras;

- Palestras sobre segurança preventiva nas agências;

- Palestra do DEIC (Divisão Especial de Investigação e Capturas), em conjunto com o Sindicato, para toda a categoria bancária.

- Outras de caráter sigiloso.