CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > MST INTERDITA 16 RODOVIAS NO ESTADO DE ALAGOAS EM MEMÓRIA À CARAJÁS

MST interdita 16 rodovias no estado de Alagoas em memória à Carajás

17/04/2012

Escrito por: Da Página do MST

No estado do Alagoas, 16 rodovias foram interditadas em memória aos 21 trabalhadores rurais assassinados no Massacre de Eldorado dos Carajás, em 1996.

Os bloqueios ocorreram nos municípios de Maragogi, Flexeiras, Matriz do Camaragibe, Joaquim Gomes, União dos Palmares, Murici, Atalaia, Arapiraca, Piranhas, Porto Calvo, Junqueiro, Olho d'água das Flores e duas áreas em Delmiro Gouveia, trabalhadores e trabalhadoras rurais do do MST, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), e do Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), compõem a Jornada Nacional de Lutas, cobram justiça e denunciam a violência no campo.

Em memória aos 21 mortos do dia 17 de abril de 1996 no Massacre de Eldorado dos Carajás, militantes da Via Campesina estão em mobilização em todo o país. Na manhã de hoje, rodovias em diversas regiões estão sendo bloqueadas simultaneamente por 21 minutos para cobrar o julgamento do caso que completa 16 anos de impunidade e em memória aos trabalhadores que tombaram na luta contra o latifúndio.

Os movimentos relembram também outros casos de ataques aos trabalhadores rurais que, assim como o ocorrido no município de Eldorado dos Carajás - PA, continuam impunes. "Estamos organizados hoje para cobrar justiça nos casos de companheiros e companheiras que perdemos brutalmente e nos colocar contra a impunidade que incentiva a violência no campo pelo latifúndio”, afirma Carlos Lima da CPT.

A Jornada Nacional de Lutas em Abril vem denunciando a paralisação da política agrária no governo Dilma e reforçando a necessidade da realização da Reforma Agrária no país como caminho para a justiça social e combate a pobreza no campo.

Entenda o caso

17 de abril de 1996, em marcha pacífica pela rodovia PA-150, de Eldorado dos Carajás até Belém do Pará, cerca de 1.000 Sem-Terras reivindicando a desapropriação das terras do Complexo Macaxeira são abordados de forma violenta pela Polícia Militar do Estado do Pará;

A operação, ordenada pelo então governador Almir Gabriel (PSDB) e comandada pelo Coronel Mário Colares Pantoja e o Major José Maria Pereira Oliveira, culminou na morte de 21 trabalhadores rurais e 60 feridos;

154 policiais envolvidos na operação e denunciados pelo Ministério Público, apenas 2 foram condenados e aguardam, até hoje, em liberdade o fim do processo;

Conhecido como o Massacre do Eldorado dos Carajás, o caso ganhou repercussão internacional e ficou marcado como uma das ações policiais mais violenta da história do Brasil;

Em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras rurais que lutam pela Reforma Agrária, o dia 17 de abril é conhecido como o Dia Internacional da Luta dos Camponeses. E desde 1996, todos os anos, nesse período a Via Campesina realiza mobilizações para cobrar o julgamento dos envolvidos no massacre e pautar a urgência da realização da Reforma Agrária no país.