CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ASSEMBLEIA UNIFICADA ABRE GREVE DA EDUCAÇÃO

Assembleia unificada abre greve da Educação

15/03/2012

Escrito por: Sinteal-Al.

Edna Dirigente Sindical.

Mobilizadas/os pelo Sinteal, educadoras/es das redes estadual e municipal fazem paralisação em defesa pautas como Piso, carreira, PNE e concurso público.

Centenas de trabalhadoras/es da educação estiveram reunidos em frente à Secretaria de Estado da Educação na manhã desta quarta-feira (14), para discutir a pauta nacional e local de luta da educação, e definir os direcionamentos da categoria para 2012. A atividade fez parte da greve nacional organizada pela Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE), que começa hoje e se encerra no dia 16 de março.

Na pauta nacional, as reivindicações são a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que já era para estar em vigência desde 2011 e ainda não foi votado no congresso nacional, e que nele esteja prevista a destinação de 10% do PIB do país para a educação; A aplicação da lei do piso na sua integralidade, contemplando a carreira e valorizando a formação profissional; Além do cumprimento de 1/3 da carga horária dos professores para formação e planejamento fora de sala de aula, que já é lei reconhecida pelo STF. A mobilização também protesta contra a terceirização, considerada mais uma armadilha contra a classe trabalhadora, e em defesa da realização do concurso público.

O Sindicato apresentou o quadro difícil em que se encontra a educação pública em nosso estado, e votou as primeiras mobilizações, que acontecem amanhã (15) e na próxima segunda-feira (19). “Vamos à Secretaria Municipal de Educação de Maceió, realizar ato e cobrar o respeito ao acordo do ano passado, que até agora ainda não foi totalmente cumprido. E faremos um ato no CEPA na próxima segunda-feira, dia que a Secretaria de Estado da Educação marcou para o início das aulas, vamos verificar se o Estado está apresentando plenas condições de funcionamento, não admitiremos que trabalhadores e alunos tenham suas saúdes expostas a condições precárias, convivendo com a reforma”, explica Célia Capistrano, presidenta do Sinteal.

Na oportunidade, foi feita uma homenagem à semana de luta das mulheres, onde a secretária da mulher trabalhadora do Sinteal, Marta Queiroz, leu um poema de Jarede Viana e lembrou a luta contra o machismo, e os 80 anos do voto feminino.