CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ASSEMBLEIA DOS/AS TRABALHADORES/AS DA CEAL PODERÁ DECRETAR GREVE GERAL‏.

Assembleia dos/as trabalhadores/as da CEAL poderá decretar greve geral‏.

15/03/2012

Escrito por: Sind. dos Urbanitários de Alagoas

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas estará realizando uma Grande e importante Assembleia de Mobilização e Deliberação, quinta-feira, 15 de março, às 09hs, no prédio sede da Eletrobras, bairro do Farol, com a participação de ativos/as e aposentados/as. Nesta assembleia a categoria estará deliberando sobre um calendário de luta pelo descaso da diretoria da Eletrobras, quanto a assistência à saúde de seus/as trabalhadores/as, a retomada das negociações do plano Bresser e principalmente contra os constantes ataques da empresa, que poderá levar a Fundação Assistência dos/as Trabalhadores/as da CEAL – FACEAL, a um caos administrativo, pela ação irresponsável da Eletrobras Alagoas, através do presidente do Conselho Deliberativo Leonardo Gominho. Haverá participação da CUT/AL, seus sindicatos filiados e demais centrais sindicais.

Através do voto de minerva do presidente Leonardo Gominho, o Conselho da FACEAL afastou, na última segunda-feira 12/03, os diretores administrativo e financeiro João Rodrigues e o diretor de seguridade Marcos Cotrim, eleitos pela categoria. A direção do Sindicato está bastante preocupada com o futuro da fundação, que possui um patrimônio de mais de R$ 400 milhões, pois essa medida, considerada extrema e irresponsável pelo Sindicato, irá trazer graves conseqüências para participantes e patrocinadora.

Segundo a presidenta do Sindicato Amélia Fernandes, a diretoria da Eletrobras, através do presidente do Conselho Deliberativo da FACEAL vem, há algum tempo, atacando sordidamente a organização dos trabalhadores/as através do seu sindicato, utilizando argumentos falsos e caluniosos com a intenção de denegrir os representantes eleitos e o Sindicato.  “Primeiro ele modificou o Estatuto da entidade, visando acabar com a eleição do diretor administrativo-financeiro e de seguridade social, escolhidos pela categoria de forma livre e democrática, através do voto direto. Depois suspendeu o salário do diretor administrativo-financeiro João Rodrigues, colocando em dúvida sua honestidade, que é incontestável. Agora, destitui os diretores eleitos pela categoria, de forma extrema, sem direito a defesa e sem fundamentação jurídica”, explica Amélia.

Amélia diz que “somente podemos concluir que o senhor Leonardo Gominho quer destruir a FACEAL, tomá-la dos seus verdadeiros donos (participantes e assistidos) e entregá-la a própria sorte. A quais interesses nebulosos esse senhor está servindo? O que a direção da Eletrobras Distribuição tem a dizer sobre esses ataques?” questiona a presidenta.

Segundo a presidenta do Sindicato, a medida está gerando uma insegurança operacional, jurídica, institucional e política aos participantes e assistidos, à Eletrobras, bem como às instituições financeiras e de seguridade do país, pois trata-se da maior fundação de previdência privada do Estado de Alagoas. “O Sindicato exige um posicionamento por parte da patrocinadora, Eletrobras, responsável maior pela situação criada pelos conselheiros indicados por ela, pois afeta a todos/as, ativos/as e aposentados/as”, alerta a sindicalista.

Ascom

Sindicato dos Urbanitários de Alagoas*