Twitter

CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PLEBISCITO DA CUT FIM DO IMPOSTO SINDICAL E LUTA DAS MULHERES!

Plebiscito da CUT fim do Imposto Sindical e Luta das Mulheres!

12/03/2012

Alie-se a essa ideia da CUT

Escrito por: CUT=Nacional

Companheiros/as,

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) está realizando um Plebiscito Nacional pelo fim do Imposto Sindical (IS). O IS é uma arrecadação compulsória de um dia de trabalho descontado do trabalhador todo mês de maço, cujas somas são repassadas pelo MTE para as entidades sindicais dos trabalhadores e do patronato, entre outros fins. Sendo que 60% é destinado para os sindicatos de base dos trablhadores. 

 

Na contramão dessa estrutura oficial viciada, a CUT defende a substituição do Imposto Sindical pela Taxa Negocial, expressa nos Acordos e Contratos Coletivos de Trabalho, a partir da vontade democrática dos trabalhadores reunidos em assembleia do seu respectivo sindicato, sem interferência dos patrões e do Estado. A Taxa Negocial garante a sustentação financeira das entidades sindicais e contribue para combater o modelo de sindicalismo parasitário.

 

Sem lutas e sem poder de representação na base e na sociedade, os "sindicatos de fachada" (às vezes nem isso!) recebem anualmente parcelas do IS pelo Ministério do Trabalho. E isso mantém - na maioria das vezes - meia dúzia de pelegos eternamente na direção dos sindicatos... "De muito gorda a porca já não anda", como diz o poeta Chico Buarque.

 

Alie-se a essa ideia da CUT e defenda um jeito de fazer sindicalismo com mais autonomia, democracia, representatividade e combatividade. Participe e estimule seus/as colegas, amigos/as, familiares e companheiros/as de luta a participar dessa iniciativa do Plebiscito.

 

Além do vídeo abaixo que aparecem Artur Henrique (Presidente da CUT Nacional) e Rosane Silva (Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora/CUT), no seu portal (www.cut.org.br), a CUT tem vários outros que tratam dos benefícios da extinção do Imposto Sindical para a classe trabalhadora e mostra exemplos de sindicatos fortes, representativos e de lutas que não precisam do imposto sindical para manter suas ações na defesa e conquista de direitos dos trabalhadores. Existe sindicalismo ativo e independete do Imposto Sindical!

 

Vamos à luta no mês de março, por mais autonomia e emancipação da classe trabalhadora, em especial, das Mulheres!

 

Saudações CUTistas,

 

 

Emanoel Sobrinho

educador

Escola NE da CUT

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE ALAGOAS
Rua General Hermes, 380 | Cambona | CEP 57017-200| Maceió | AL
Fone: (55 82) 3221.6794 - (55 82) 3336.8786| www.cut-al.org.br | e-mail: cutalagoas@gmail.com