CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > 'HÁ DESCASO COM A SAÚDE EM ALAGOAS', DIZ ARCEBISPO DE MACEIÓ

'Há descaso com a saúde em Alagoas', diz arcebispo de Maceió

23/02/2012

Campanha da Fraternidade terá como tema saúde pública

Escrito por: Gazetaweb

Em entrevista, o arcebispo metropolitano de Maceió dom Antônio Muniz falou sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2012 que faz reflexão sobre a saúde pública. “Foi muito bem escolhido, cabe bem para a realidade do país e a nossa também aqui em Alagoas”, declarou o monsenhor.

Em Alagoas, o atendimento público na área de saúde é alvo de várias críticas, especialmente quando se trata de postos de saúde na capital e no interior e do Hospital Geral do Estado (HGE), que recebe pacientes de vários municípios. “Em Alagoas é complicadíssimo. Basta dar uma passada no interior para confirmar esse descaso”, acrescentou Antônio Muniz.

A Campanha da Fraternidade 2012 com o tema “Fraternidade e Saúde” e o lema “que a saúde se difunda sobre a terra” será lançada no estado somente no dia 10 de março. Antes, dia 25 deste mês, será apresentada regionalmente em João Pessoa, na Paraíba. Nesta quarta-feira, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)lançou em Brasília.

“Houve agora corte no orçamento da União nas áreas de educação e saúde. Isso é um problema sério. No interior há a questão dos postos de saúde. Não há pré-natal e quando há é de forma mal feita”, reforçou Antônio Muniz.

Em Maceió, haverá mobilização em frente ao HGE, no Trapiche da Barra, e depois caminhada. Nesta quarta-feira, o dia foi de celebrações nas paróquias dos bairros e na Catedral Metropolitana de Maceió, no Centro.

A Campanha da Fraternidade é realizada no Brasil desde 1964. A cada ano, a igreja católica escolhe um tema de interesse coletivo e procura envolver a sociedade durante a Quaresma.