CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > POLICIAIS CIVIS REALIZAM ASSEMBLEIA E DESCARTAM PARALISAÇÃO

Policiais civis realizam assembleia e descartam paralisação

17/02/2012

A categoria para definir estratégias de mobilização com indicativo de greve.

Escrito por: Alagoas24horas

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) realizaram na tarde desta quinta-feira, 16, assembleia Geral da categoria para definir estratégias de mobilização com indicativo de greve. Os policiais reivindicam reajuste salarial, que segundo eles, está defasado há anos.

Pela manhã, uma comissão de policiais civis se reuniu com representantes da Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) dentro do Programa de Negociação Permanente. Na ocasião, os policiais entregaram a pauta de reivindicação da categoria. Os agentes propuseram a implantação de um novo piso salarial, equivalente a 60% do valor pago aos delegados.

Os policiais também pleiteiam a implantação de um Plano de Cargos e Salários (PCS) e a Aposentadoria Especial com provimentos integrais. As reivindicações foram anexadas à pauta de trabalho da Mesa e deve ser estudada, assim como os demais itens da relação, conforme garantiu a Segesp.

A abertura do canal de negociação com o governo é uma forma de garantir que as categorias sejam ouvidas e, na medida do possível, atendidas e evitar possíveis paralisações, conforme declaração da assessora especial do governador, Adriana Toledo. “Estamos em constante diálogo com a categoria, com o compromisso de discutir todos os pontos levantados. Portanto, não há sentido enveredar por uma paralisação estando em processo de negociação”, explicou.

A Mesa de Negociação estima que até o dia 7 de março apresente o projeto do PCS da categoria. Os policiais confirmaram para o dia 26 deste mês uma reunião com o secretário de Gestão Pública, Alexandre Lages, para discutir o acordo sobre a não punição de agentes na greve anterior e reajuste salarial.

Os policiais civis reclamam que os agentes da Polícia Civil do Estado têm o 24º pior salário do Brasil. Em Alagoas, os policiais recebem atualmente R$ 1.600.

Greve suspensa

Os agentes decidiram em assembleia "dar uma trégua" ao Governo e manter os serviços durante o carnaval. O presidente do Sindpol, Josimar Melo, afirma que decidiram suspender a greve em respeito à população e confiantes no avanço das negociações com o Estado.

"A população tem culpa dessa situação injusta. Caso não avancemos nas negociações, faremos nova assembleia no dia 9 de março com indicativo de greve", alerta.