CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ARTICULAÇÃO BANCÁRIA DISCUTE CONJUNTURA E NOVAS LUTAS

Articulação Bancária discute conjuntura e novas lutas

14/02/2012

Alagoas se fez presente na 4ª Conferência da Articulação Bancária

Escrito por: Fonte: Seeb-AL

Dirigentes sindicais da Articulação Bancária reuniram-se nacionalmente nos dias 7 e 8 de fevereiro para discutir a conjuntura e os novos desafios para os trabalhadores bancários. Este é o quarto ano que a corrente sindical promove encontro estratégico e de planejamento, sendo desta vez em São Paulo. Alagoas se fez presente na 4ª Conferência da Articulação Bancária através do presidente do Sindicato, Jairo França, e dos diretores Cícero Matheus e Arivoneide Moraes.

Coletivo de mulheres

O coletivo de mulheres da Articulação Bancária também promoveu um encontro à parte no dia 6 de fevereiro para discutir temas relacionados a gênero e as perspectivas de avanço das mulheres. A diretora Arivoneide, que também é secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-AL, representou o estado nas discussões. Durante o evento, com cerca de 30 mulheres e três homens, houve palestras e debates que resultaram na formulação de propostas para o movimento sindical.

"Uma das discussões foi a respeito das conquistas alcançadas pelas mulheres no último congresso do PT. A paridade entre os gêneros nesse fórum partidário foi algo que entusiasmou bastante o conjunto de companheiras do movimento sindical”, disse Arivoneide. Para a diretora do Seeb-AL e da CUT, as mulheres também podem avançar bastante quanto a participação na política e nos espaços públicos de poder. “Com uma mulher na Presidência da República, a conjuntura é mais favorável”, assinalou.

Arivoneide disse que falta no Brasil políticas públicas que tratem sobre a perspectiva de gênero, o que é fruto de uma construção social e cultural equivocada nas relações de sexo. "Nós não nascemos desiguais, nós nascemos diferentes. As questões de gênero buscam tratar dessas relações desiguais entre homens e mulheres construídas ao longo do tempo", concluiu.

Fonte: Seeb-AL