CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CAJUEIRO: ASSALTANTES USAM DINAMITE PARA EXPLODIR CAIXA

Cajueiro: assaltantes usam dinamite para explodir caixa

06/02/2012

Escrito por: Fonte: Lelo Macena – Gazeta de Alagoas

O município de Cajueiro, na Zona da Mata alagoana, viveu ontem uma madrugada de terror. A bordo de uma picape Frontier, um grupo de seis homens invadiu a cidade e tentou explodir um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal que fica no prédio da prefeitura. Antes, porém, os criminosos invadiram a sede da guarda municipal, renderam e espancaram os agentes, e ainda levaram suas armas. Na hora de explodir o caixa eletrônico, uma das cinco bananas de dinamite colocadas no equipamento detonou, mas apenas parcialmente.

Embora tenha danificado o caixa eletrônico, a ex­plosão não foi suficiente para atingir o compartimento onde ficam as cédulas. Os criminosos decidiram então abortar a operação e fugiram sem deixar pistas. Quando o dia amanheceu, quatro bananas de dinamite ainda estavam posicionadas no terminal de autoatendimento e havia o risco de uma explosão.

A polícia foi acionada. Antes das 10 horas, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) chegou ao local. Em seguida, uma equipe da Polícia Federal também se fez presente. O local já havia sido isolado por policiais militares da 4ª Companhia.

"Cada 'cartucho' de dinamite tinha 400 gramas de explosivo. Ao todo, os cinco cartuchos represen­tavam dois quilos de explosivos, o que, se explodisse naquele local, causaria danos ao prédio da prefeitura", disse o major Pedro Moura, subcomandante do Bope.

Segundo ele, o explosivo usado pela quadrilha é o mesmo utilizado em pedreiras. "Para se ter uma ideia do risco de uma explosão desse porte, no momento da detonação recomenda­se estar a uma distância mínima de um quilômetro", disse o major Pedro Moura.

Segundo ele, a primeira 'banana' de dinamite acionada pelos assaltantes foi colocada no local por onde saem as cédulas, mas não detonou totalmente.

"A explosão foi parcial. É o que chamamos tecnicamente de queima de baixa ordem", explicou o subcomandante do Bope.

Com muito cuidado, os policias começaram então o trabalho de desmonte dos artefatos explosivos.

"Foram inutilizadas as espoletas colocadas para provocar a explosão da dinamite. Em seguida, levamos os explosivos para serem detonados em outro local", informou o major Moura.

O último cartucho de dinamite só foi retirado depois que funcionários da empresa Nordeste foram acionados para desmontar parte do caixa ele­trônico.

Toda a operação foi fotografada. As imagens devem ser repassadas para a Polícia Federal, que deve abrir inquérito para investigar a tentativa de assalto.

O delegado regional de Viçosa, Belrniro Cavalcante, não esteve em Cajueiro, mas falou por telefone com agentes policiais da cidade.

Ele contou que, antes de partir para explodir o caixa eletrônico, os assaltantes renderam e espancaram os guardas municipais. "O caso deve ser investigado pelo delegado de Cajueiro, Antônio Rosalvo", disse o delegado Belmiro Cavalcante.

A reportagem da Gazeta ainda tentou falar com o prefeito de Cajueiro, PaImery Neto, mas o telefone dele estava desligado. Na cidade, a população reclama da insegurança e da falta de policiamento. "