CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO
05/12/2011
A Controladoria Geral da União (CGU) e o Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL) realizam no próximo dia 07 de dezembro, em Maceió, o Dia Internacional Contra a Corrupção (DICC). Com o tema “O que você tem a ver com a corrupção?”, o evento traz palestrantes de oito instituições federais e estaduais em dois painéis para debater o assunto, a partir de casos recentes e pela perspectiva de atuação de cada instituição.Os debates têm início às 8 horas da manhã no auditório da Justiça Federal (JF/AL) em Alagoas.
Dia Internacional Contra a Corrupção
O Dia Internacional Contra a Corrupção é lembrado há oito anos, no dia 9 de dezembro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida, em 9 dezembro de 2003. Mais de 110 países, entre eles o Brasil, assinaram a Convenção, que entrou em vigor em 14 de dezembro de 2005. Este ano, em Alagoas, a data foi alterada para o dia 7, em virtude do feriado do dia 8 dezembro, que cai numa quinta-feira.
A Convenção de Mérida é um documento que fornece a estrutura legal para criminalizar práticas de corrupção, ampliar a cooperação internacional no enfrentamento de paraísos fiscais e facilitar a recuperação de ativos desviados para o exterior. Segundo o texto, um combate eficaz à corrupção exige ação dos governos, da sociedade civil e do setor privado. Aos primeiros, cabe realizar ações eficientes contra a corrupção, bem como implementar a Convenção. Aos demais, cabe dar apoio às ações governamentais e exigir que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)