CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RODOVIÁRIOS APROVAM INDICATIVO DE GREVE EM ASSEMBLEIA

Rodoviários aprovam indicativo de greve em assembleia

29/11/2011

Maiores reivindicações são redução de carga-horária e corredor de transporte; categoria pode deflagrar greve por tempo indeterminado

Escrito por: Gazetaweb

Rodoviários de Alagoas aprovaram indicativo de greve, durante assembleia realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte de Alagoas (Sinttro/AL). A categoria reivindica redução da carga-horária, implantação de corredores de transporte, reforma em pontos de ônibus e acréscimo de taxas nos salários. A partir do dia 05 de janeiro, os funcionários podem paralisar as atividades por tempo indeterminado.

Reunidos, os trabalhadores do setor de transportes colocaram, em pauta, todas as modificações que necessitam ser feitas e que, segundo o presidente do sindicato, Écio Ângelo, não vêm sendo atendidas pelos empresários do ramo, que “já tomaram conhecimento há um bom tempo”. “Existe uma verba junto ao Fundo de Transporte Urbano [FTU] - de aproximadamente três milhões de reais - mas o superintendente Pinto de Luna parece que não está nem aí para o que pedimos, que não é muito, mas precisa ser cumprido, pois atinge não somente os trabalhadores como toda a população, principalmente os usuários que dependem do serviço de transporte”, explica Ângelo.

Segundo o presidente, existe uma jurisprudência, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), que versa a respeito da redução de 07h20min para 07h trabalhadas, o que modificaria a carga-horária de 44 para 40 horas semanais. A categoria pleiteia, ainda, acréscimo de R$ 30 em ticketes e R$ 40 nos planos de saúde.

Outras reivindicações dizem respeito a corredores de ônibus, com suas faixas seletivas, reforma e implantação de terminais, os quais, atualmente, não estão contemplados em 11 localidades de Maceió, a exemplo do Village Campestre, Clima Bom, Rosane Collor, Gama Lins e Feitosa.

Écio Ângelo ainda advertiu que, caso as solicitações não sejam atendidas, a categoria deflagrará greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 05 de janeiro do próximo ano. “Não aguentamos mais essa situação. Só para você ter uma ideia, os terminais não possuem banheiro e, às vezes, temos que recorrer a moradores próximos. É uma verdadeira humilhação”, classificou o presidente.