Twitter

CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CURSO DO NPC FORTALECE IMPRENSA DOS TRABALHADORES

Curso do NPC fortalece imprensa dos trabalhadores

23/11/2011

Cerca de 200 jornalistas e dirigentes sindicais de todo país participaram

Escrito por: Sind. Bancarios-AL

 

Cerca de 200 jornalistas e dirigentes sindicais de todo país participaram no período de 16 a 20/11 de mais um curso do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação), cujo objetivo foi discutir e fortalecer a comunicação dos movimentos sindical, social e popular. O evento, realizado no Rio de Janeiro, contou com representação do Sindicato dos Bancários de Alagoas, através dos companheiros Juan Gonzalez, diretor de Comunicação, e Carlos Roberto Pereira, assessor de imprensa da entidade.

Em sua 17ª edição, o curso anual do NPC teve como tema central “Comunicação e Hegemonia num Mundo em Ebulição”. Jornalistas, professores e pesquisadores - nacionais e internacionais - abordaram o comportamento e o papel dos veículos de comunicação nas transformações econômicas, sociais e políticas que estão acontecendo no planeta, passando pela queda das ditaduras nos países árabes, a crise financeira da Europa e a ascensão dos governos progressistas na América Latina. A conclusão foi de que, nesses cenários históricos, a mídia atuou mais uma vez para defender os interesses da classe dominante, razão pela qual se torna cada vez mais importante a construção/fortalecimento dos veículos de comunicação alternativos, em especial dos trabalhadores.

Outros temas do 17º Encontro de Comunicação do NPC versaram sobre os ataques da direita brasileira ao Plano Nacional de Direitos Humanos; os desafios para manter a qualidade de jornais sindicais; as experiências atuais de comunicação alternativa; os megaeventos e os movimentos sociais; e o tratamento dado pela mídia aos temas tabus, como o aborto, o machismo, a homofobia, racismo e favelas. Além de palestras, o NPC promoveu oficinas sobre os mais variados temas, tais como diagramação de jornais, revistas e cartilhas; redes sociais na Internet; e rádios comunitárias.

O diretor de Comunicação do Sindicato, Juan Gonzalez, que também contribui para a comunicação da CUT em Alagoas, fez uma exposição sobre o programa Eu Quero Ver, que vai ao ar diariamente na TV Comunitária (TVCOM – NET). Produzido pela CUT-AL com o apoio de cinco sindicatos, a experiência alagoana foi parabenizada durante o curso do NPC, com entidades buscando informações para tentar implantar o programa em seus estados.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE ALAGOAS
Rua General Hermes, 380 | Cambona | CEP 57017-200| Maceió | AL
Fone: (55 82) 3221.6794 - (55 82) 3336.8786| www.cut-al.org.br | e-mail: cutalagoas@gmail.com