CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ROMEIROS OCUPAM MARECHAL DEODORO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Romeiros ocupam Marechal Deodoro em defesa do meio ambiente

16/11/2011

As margens da Lagoa Mundaú,

Escrito por: CPT-AL

.

As margens da Lagoa Mundaú, romeiros e romeiras, já exaustos, mas confiantes e fortalecidos na fé, após cinco longas horas de andanças, homenagearam os mártires que defenderam a vida na terra. Em alusão a Zumbi dos Palmares, Padre Josimo, Margarida Alves, Irmã Dorothy Stang e Chico Mendes, assentados, acampados, membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), encerraram a 24ª Romaria da Terra e das Águas em Alagoas, já nas primeiras horas do dia 13 de novembro.

Este ano com o tema “Preservar, cultivar e cuidar da vida na mãe terra”, referência ao tema da Campanha da Fraternidade 2011, “A natureza geme em dores de parto” (Rm 8, 22), os romeiras e romeiras, percorreram as ruas de Marechal Deodoro, entre Taperaguá até Massagueira, em um percurso de dez quilômetros, puxados pelo grupo Konoinya, de Flexeiras, e animados pelo Padre Raul Moreira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.

Durante o percurso, os andarilhos refletiram sobre o crescente número de construções imobiliárias e a predominação do cultivo da cana de açúcar na região, fatores esses responsáveis pela degradação e destruição do meio ambiente no lugar.