CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ÔNIBUS: CONSELHO APROVA AUMENTO DE PASSAGEM PARA R$ 2,49

Ônibus: Conselho aprova aumento de passagem para R$ 2,49

11/11/2011

Proposta agora segue para sanção do prefeito de Maceió.

Escrito por: CUT-AL

Apesar do protesto realizado nesta quinta-feira, 10, por estudantes e representantes de movimentos políticos, o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) aprovou o reajuste na tarifa de ônibus urbano pleiteado pelos empresários do setor, de R$ 2,10 para R$ 2,49.

Mesmo aprovado pelo Conselho, o reajuste ainda precisa passar pela sanção do prefeito Cícero Almeida, que poderá manter ou alterar a tarifa. Em entrevistas à imprensa, Almeida já havia garantido que não irá sancionar o reajuste antes da conclusão da licitação do transporte público da capital.

Na votação ocorrida no prédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), três propostas foram colocadas em pauta: a dos empresários (R$ 2,49), dos técnicos da SMTT (R$ 2,31) e a proposta de reajuste zero.

Em protesto contra o possível aumento nas passagens de ônibus, um grupo de representantes de movimentos políticos e estudantes bloqueou a Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro do Tabuleiro, na tarde desta quinta-feira, 10, em frente ao prédio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), onde o Conselho Municipal de Transportes Urbanos (Comtu) está votando o reajuste na tarifa.

Os estudantes atearam fogo a pneus e galhos de árvores interrompendo o fluxo de veículos no sentido Farol/Tabuleiro durante cerca de uma hora. Policiais militares e uma equipe do Corpo de Bombeiros estiveram no local. Representantes da Ufal e da Uesa votaram na proposta de reajuste zero e o representante da SMTT votou na proposta dos técnicos da própria superintendência.

De acordo com a assessoria da SMTT, a proposta dos empresários foi aprovada com os votos dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB/AL), do Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Alagoas (Sintro), do Movimento Comunitário da Chã da Jaqueira, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Alagoas (Sintran) e da Transpal.

Uma comissão composta por estudantes que protestaram em frente a SMTT, bloqueando durante cerca de uma hora a Avenida Durval de Góes Monteiro, acompanhou a votação sem direito a voto.

O Comtu é composto pelas seguintes entidades: superintendências municipais l do Controle do Convívio Urbano (SMCCU) e de Obras e Urbanização (Somurb); Secretaria Municipal de Saúde (SMS); sindicatos dos Taxistas de Alagoas (Sintax), dos Transportadores Rodoviários de Alagoas (Sintro), das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Alagoas (Sintran) e dos Transportes Urbanos de Maceió; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Câmara Municipal de Maceió; Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Movimento Estudantil (UESA); e Movimento Comunitário.