CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ACABA GREVE DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL DO AÇÚCAR

Acaba greve dos funcionários do Hospital do Açúcar

28/07/2011

Escrito por: CUT-AL

Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas alerta que greve pode voltar

Os funcionários do Hospital da Agroindústria, do Açúcar e do Álcool de Alagoas, decidiram encerrar a greve.  Mário Jorge dos Santos Filho, disse que a greve acabou porque a direção do hospital pagou uma parte dos salários atrasados e prometeu pagar o restante até o próximo dia 5 de agosto.

Segundo Mario Jorge, o diretor do hospital, Edgar Antunes, confirmou o pagamento durante uma reunião nesta quarta-feira (27) com alguns funcionários e o resultado da decisão foi aceito após assembleia do sindicato feita no hospital.

“A direção efetuou  o pagamento dos salários atrasados do mês de maio, das férias de junho para quem recebe um salário de até R$ 1 mil e os salários de junho para quem recebe até R$ 1.260”, explica Mário Jorge.

De acordo com o presidente do Sateal, foram pagos os vencimentos dos profissionais com escolaridade a nível elementar, como a equipe do setor da copa e dos serviços gerais, nível médio, como os auxiliares de laboratório e enfermage, e apenas 20% dos funcionários com nível superior.

“Mas apesar desses pagamentos, a direção ainda falta pagar os vencimentos mais as férias do mês de julho para todos os funcionários, além do salário e as férias de junho e o salário de julho para o resto dos funcionários com nível superior. Mas a direção prometeu pagar até o dia 5 de agosto. Se não pagar a gente volta a fazer greve ”, avisa.

Efeitos da greve

Com a deflagração da greve no dia 14 deste mês, apenas 30% de pessoal foi mantido trabalhando. Com isso, apenas os serviços de urgência e emergência permaneceram funcionando.

Mas os problemas do Hospital do Açúcar vão além da questão salarial. Até o dia 29 de junho, a unidade acumulava uma dívida avaliada em R$ 750 mil. Ela era decorrente da falta de pagamento a fornecedores, como de gás industrial.