CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DILMA ROUSSEFF ADMITE A POSSIBILIDADE DE RENEGOCIAR A DÍVIDA PÚBLICA DE AL

Dilma Rousseff admite a possibilidade de renegociar a dívida pública de AL

26/07/2011

Escrito por: CUT-AL

PROGROMAS FEDERAIS

A presidente afirmou na sua visita a Alagoas o compromisso da União com o Nordeste e ressaltou que é preciso investir no desenvolvimento da região para que o País cresça. “Os dois programas que lançaremos em Arapiraca têm esse objetivo. Mas é importante que o Estado e os municípios apresentem projetos de desenvolvimento que possam ter continuidade em parceria com o governo Federal. É necessário um trabalho conjunto”.

Rousseff explicou que há uma parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) específica para abastecimento de água e que, em Alagoas, as obras do Canal do Sertão estão com o cronograma dentro do esperado. “O Canal do Sertão começou a ser construído há cerca de 40 anos e nunca foi concluído. Mas, graças a recursos federais, a obra teve a primeira etapa finalizada e a segunda está dentro do prazo esperado pelo governo”, observou.

A presidente explicou que, além de levar água às regiões mais pobres do Brasil, o governo Federal está incentivando a produção de pequenos produtores rurais. “Em Alagoas, por exemplo, os pequenos produtores terão as mercadorias compradas por supermercados locais, o que vai movimentar a economia e gerar emprego e renda. Nós vamos fomentar o desenvolvimento local com ações deste tipo, em estados de maior vulnerabilidade”, observou.

Rousseff lembrou que parte dos agricultores endividados teve a dívida perdoada pelo governo Federal e que, outra parte, teve abatimento de 70%. “Quem tinha dívidas rurais de até R$ 10 mil ganhou o perdão e quem tinha dívida entre R$ 10 mil e R$ 15 mil tiveram um abatimento de 70%. O governo vem desenvolvendo diversas ações para fortalecer a agricultura familiar”.