CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORES RURAIS OCUPAM SEDE DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DO ESTADO

Trabalhadores rurais ocupam sede da Secretaria de Agricultura do Estado

22/07/2011

Escrito por: CPT/AL

Trabalhadores rurais ligados a Comissão Pastoral da Terra (CPT) ocuparam, na manhã desta quarta-feira (20) a sede da Secretaria de Agricultura (Seagri), no Centro de Maceió. Nas primeiras horas da manhã eles desocuparam a sede da Eletrobrás Distribuição Alagoas e seguiram em caminhada pela Avenida Fernandes Lima, em direção ao Centro.

Segundo o coordenador da CPT em Alagoas, Carlos Lima, o grupo terá uma reunião com o governo na sede da secretaria e durante a tarde os agricultores seguem para a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde terão nova reunião para discutir as reivindicações do grupo.

Carlos Lima, iremos tratar com o secretário do órgão, Jorge Dantas, várias questões. “Queremos discutir sobre água nos assentamentos, estradas que dão acesso aos acampamentos, licenças ambientais e a liberação de técnicos da Seaqri para o assentamento Flor de Bosque, em Messias, para a criação de peixes e o cultivo de frutas”, ressaltou ele.

De acordo com o coordenador, na sede do INCRA, estarão em pautas com a superintendente Lenilda Lima explicações sobre a venda de lotes ilegalmente nos assentamentos denunciados no primeiro semestre de 2011, e quais são as prioridades do órgão para o segundo semestre.

Na tarde desta terça-feira (19) os agricultores ocuparam a sede da Eletrobrás para cobrar a efetivação do programa federal Luz para Todos, que ainda não contemplou todas as áreas da reforma agrária.

Segundo a CPT, apenas os postes foram instalados há um ano, o que atrapalha a vida nos assentamentos. Os trabalhadores prometem retornar a Eletrobrás em 60 dias.

Outras pautas de reivindicações também serão tratadas em outros órgãos públicos. Na lista estão Instituto do Meio Ambiente (IMA), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), e na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA-AL). A mobilização é por tempo indeterminado.