CUT AL > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TESTES SERÃO APLICADOS COM ALUNOS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, AVALIAÇÃO ATINGE TODOS OS MUNICÍPIOS ALAGOANOS

Testes serão aplicados com alunos das redes estadual e municipais de educação, avaliação atinge todos os municípios alagoanos

11/07/2011

Escrito por: CUT-AL

A ferramenta será importante para diagnosticar realidade educacional de Alagoas e subsidiará a fundamentação de políticas de gestão

Todos os 102 municípios alagoanos confirmaram a participação no Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal), ação que será empreendida pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para a promoção de um diagnóstico da realidade educacional em Alagoas. O levantamento será realizado no período de 29 de agosto a 2 de setembro e vai englobar escolas das redes públicas estadual e municipal, além de unidades de ensino particulares.

Na ocasião, serão aplicados testes de Leitura, Matemática e Questionário Contextual com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e Leitura, Produção de Texto e Questionário Contextual com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio. A partir dos resultados apresentados no exame, a SEE terá subsídio para a formulação de políticas públicas em educação e as redes de ensino terão um instrumento para planejar suas ações e atividades pedagógicas de acordo com as necessidades constatadas na avaliação.

Capacitação

Na próxima quarta-feira (13), no horário das 9h às 12h, a SEE reunirá no auditório do prédio sede os técnicos que atuarão como interlocutores do Saveal nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e nos municípios alagoanos. Caberá a estes técnicos promover um trabalho de sensibilização sobre o exame nas escolas alagoanas.

Haverá discussão, dentre outros temas, do planejamento da atuação e atribuição destes interlocutores nas unidades de ensino, os critérios de avaliação dos testes de redação e o uso dos resultados alcançados na prova. “Trataremos da logística para essa aplicação, bem como de todos os benefícios agregados à adesão ao Saveal, a exemplo de curso de avaliação educacional, manual de uso dos resultados, dentre outros”, adianta Ademir Oliveira.